Projetos

HUMYK
Projeto “HUMYK”, financiado pelo PT 2030, reúne Floema, ISEC e ESAC para desenvolver soluções inovadoras em I&D empresarial.
Projeto “HUMYK” Código de Operação: CENTRO2030-FEDER-01180100 Financiamento: PT 2030 – Programa SIID – I&D Empresarial - Operações em Copromoção - Outros Territórios Orçamento Total: 1.181.393,92 € Duração: 3 anos (início a 3 de fevereiro de 2025) O projeto “HUMYK” é uma iniciativa inovadora financiada pelo programa PT 2030, no âmbito do Programa SIID – I&D Empresarial, envolvendo um consórcio constituído pela empresa Floema e duas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC): o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Equipa do Projeto Investigadora Responsável: Fernanda de Madureira Coutinho (docente do IPC) Docentes do ISEC: Marco José Silva e Jorge Miguel Sousa Barreiros Com um orçamento total de 1.181.393,92 €, o projeto terá início no dia 3 de fevereiro de 2025 e terá a duração de três anos.

BIONFIN - PROTECTING AND RESTORING BIODIVERSITY USING MAINSTREAM FINANCE
Coordenador: John Garvey (Universidade de Limerick) Líder da equipa Lusofona: Francisco Silva Pinto
Para que a biodiversidade possa ser recolocada numa via de recuperação, são necessários novos instrumentos e conhecimentos para reorientar os recursos financeiros de actividades económicas destrutivas para investimentos positivos. O sistema financeiro é composto por actores dinâmicos e em interação que valorizam a certeza (regras e estruturas de governação) e a eficiência (transparência dos resultados e baixos custos de monitorização). O nosso objetivo é criar um quadro e uma tecnologia unificadores que criem condições favoráveis aos investimentos positivos. As actividades que protegem e restauram a biodiversidade (tais como as soluções baseadas na natureza) são frequentemente esforços únicos de vários intervenientes realizados a uma escala local com resultados positivos, mas complexos. Para resolver este problema, estabelecemos uma categorização de nature based solutions (NBS), juntamente com um menu de boas estruturas de governação e uma biblioteca de envolvimento das partes interessadas. Esta abordagem basear-se-á nos conhecimentos especializados e nas melhores práticas em matéria de capital natural e economia, a fim de simplificar a tomada de decisões e acelerar a conclusão das transacções, normalizando o processo de investimento e criando as condições necessárias para o financiamento em grande escala. Para acelerar os modelos de negócio positivos, criamos um motor de análise de dados e de subscrição para fazer avançar a avaliação convencional de projectos e a avaliação de riscos, bem como para ter em conta e modelar os resultados esperados. Iremos avaliar e validar a nossa abordagem através de diversos estudos de casos reais (locais de aprendizagem). As nossas conclusões e a nossa abordagem darão início a uma dupla transição ecológica e digital que resolve a complexidade das transações e cria as condições propícias para o investimento em grande escala que é necessário para que a UE atinja os seus objetivos em matéria de biodiversidade. Os nossos resultados identificarão as lacunas remanescentes na taxonomia e apoiarão a formação de políticas através de recomendações baseadas em provas e co-desenharemos, desenvolveremos e estabeleceremos vias para aceleradores de competências e conhecimentos para o sector europeu dos serviços financeiros.

FILMEU PLUS - EUROPEAN UNIVERSITIES ALLIANCE FOR FILM AND MEDIA ARTS
Coordenador: Manuel José Damásio (Universidade Lusófona) Investigador: Pedro Matias (Universidade Lusófona)
O FilmEU+ é a fase seguinte da consolidação da Aliança das Universidades Europeias para o Cinema e as Artes dos Media, com vista ao aprofundamento, expansão e intensificação da cooperação existente. O projeto atual fará avançar a cooperação e as transformações em curso envolvendo todas as instituições de ensino superior (IES) que participam na Aliança, no sentido da consolidação de uma "Universidade Europeia de Cinema e Artes dos Media" de pleno direito. O FilmEU+ baseia-se nos esforços e resultados anteriores da Aliança e continuará a testar diversos modelos inovadores e estruturais para implementar e alcançar uma cooperação sistémica, estrutural e sustentável entre as IES participantes. A FilmEU + é uma associação de oito IES de renome de todos os Estados-Membros e de todas as partes da Europa. O FilmEU representa plenamente as diferenças geográficas, culturais e linguísticas da Europa, mas também a diversidade e a riqueza do seu Espaço Europeu do Ensino Superior. O que começou por ser constituído por quatro parceiros durante a fase de conceção, irá agora alargar-se a uma Aliança de oito parceiros, a fim de promover uma parceria muito mais forte, mais rica e mais diversificada de oito instituições com os mesmos objectivos. Partimos de um foco disciplinar claro - nomeadamente o cinema e as artes dos media - e passamos agora a abranger os vários domínios que as indústrias culturais e criativas englobam. Com o FilmEU+, pretendemos consolidar os nossos programas múltiplos mas complementares nas artes cinematográficas e noutros domínios diversos mas relacionados com as indústrias culturais e criativas, a fim de promover ainda mais o posicionamento da Europa como um fornecedor mundial de vanguarda em matéria de educação, investigação e inovação nestes domínios. Com o FilmEU+, pretendemos concretizar plenamente todas as características do novo quadro de cooperação definido na Estratégia Europeia para as Universidades. Isto significa que concretizaremos a nossa Universidade Europeia através dos seus diplomas europeus, estruturas e recursos conjuntos e iniciativas de investigação apoiadas e impulsionadas por um estatuto jurídico que mutualiza os nossos pontos fortes e capacita as nossas instituições e a próxima geração de talentos nos sectores culturais e criativos da Europa. Com o FilmEU+, promovemos a sustentabilidade, a coesão, o empreendedorismo, o emprego e, mais importante ainda, a inovação e a criatividade como elementos fundamentais na definição do futuro da Europa.

WIRE - WIDENING INNOVATION+RESEARCH EXCELLENCE IN FILMEU) (WIRE FILMEU)
Coordenador: Manuel José Damásio (Universidade Lusófona) Investigador: Pedro Matias (Universidade Lusófona)
O WIRE é promovido por todas as oito IES que são atualmente ou em breve serão membros da Aliança FilmEU. A FilmEU representa plenamente as diferenças geográficas, culturais e linguísticas da Europa, combinadas com a diversidade e a riqueza do seu Espaço Europeu do Ensino Superior (EHEA) e do seu Espaço Europeu da Investigação (ERA). O WIRE integra cinco dos oito parceiros académicos, cada um proveniente de países em desenvolvimento, uma maioria de instituições com menor intensidade de investigação e é liderado por uma instituição de um país em desenvolvimento. Todas as atividades do WIRE estão centradas nos países em desenvolvimento, e são estes países e as IES com menor intensidade de investigação que beneficiam do projeto. O principal objetivo do WIRE é catalisar uma mudança radical na excelência e inovação das atividades científicas e de criação de valor levadas a cabo pela e em toda a Aliança FilmEU através do seu reforço de capacidades e da promoção de várias reformas nas IES dos países em vias de alargamento que participam na Aliança. O WIRE capacitará as dimensões de investigação e inovação da Aliança FilmEU, centrando-se nomeadamente nas competências administrativas e de gestão, em benefício dos seus membros nos países, aumentando assim a competitividade global da Aliança. O WIRE alcançará este objetivo através de uma cooperação mais profunda e geograficamente mais inclusiva entre todos os membros da Aliança. A WIRE contribuirá significativamente para os resultados esperados do convite através da consolidação de uma Aliança inclusiva de IES que, na sua maioria (5 de 8), provêm de países em vias de alargamento. Através da colaboração entre si e com outros actores em ecossistemas locais, promoverão reformas e actualizações institucionais e a nível nacional, facilitarão uma cultura integrada de excelência e criação de valor impulsionada pela investigação artística e centrar-se-ão nas indústrias culturais e criativas, tendo em vista uma maior competitividade e reformas institucionais aceleradas na sua dimensão de I&I.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-SE-2023 DETMED 101129879
Novo conceito de detetor para sonda médica de raios gama Coordenador: Svitlana Lyubchyk Data de início/fim: 01 de outubro de 2023 - 30 de setembro de 2027
O aumento do número de doenças oncológicas é um dos principais factores que contribuem para a melhoria das soluções científicas, técnicas e médicas. Todos os anos, na Europa, mais de um milhão de pessoas morrem de vários tipos de cancro, pelo que o desenvolvimento e a investigação de métodos modernos de diagnóstico médico, tratamento e melhorias técnicas são parte integrante do trabalho e da investigação dos cientistas. Um dos atuais avanços tecnológicos na remoção cirúrgica de tumores é a sonda gama, que permite localizar com precisão as células cancerígenas de um doente. Para a execução bem sucedida do projeto, será realizado um intercâmbio coordenado de experiências e conhecimentos adquiridos no domínio da física, engenharia e tecnologia; através do reforço dos conhecimentos modernos no domínio da optoelectrónica e da aplicação de abordagens e métodos tecnológicos modernos, bem como da cooperação internacional de cientistas e engenheiros altamente qualificados de Portugal, Polónia, República Checa, Eslovénia, Ucrânia, Alemanha, Hungria e Azerbaijão. Os participantes no projeto têm muitos anos de experiência no desenvolvimento e investigação de detetores óticos, o que resultou no desenvolvimento de fotodetetores de alto desempenho com estruturas e parâmetros únicos que superam os seus homólogos. A execução bem sucedida deste projeto conduzirá ao desenvolvimento científico de uma nova geração de detetores gama altamente sensíveis e, consequentemente, à criação de um dispositivo de deteção melhorado. O objetivo do projeto é desenvolver um protótipo de sonda gama de alta precisão e mais compacto para operações cirúrgicas. No âmbito deste projeto, a colaboração realizará componentes de investigação e tecnológicas utilizando os mais recentes métodos de investigação e potencialidades técnicas e através de viagens de negócios polivalentes.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-SE-2021 INNMEDSCAN 101086178
Módulo Fotodetector Inovador para Scanners Híbridos Avançados de "Imagem por Ressonância Magnética/Tomografia por Emissão de Positrões" para Medicina Nuclear. Coordenador: Svitlana Lyubchyk Data de início/fim: 01 de março de 2023 - 30 de janeiro de 2027
O desenvolvimento de métodos modernos de diagnóstico médico é parte integrante do trabalho e da investigação dos cientistas. Este trabalho está constantemente a ser melhorado, uma vez que o diagnóstico precoce de alta precisão aumenta as hipóteses de recuperação das pessoas que sofrem de doenças perigosas. Um dos principais desenvolvimentos nesta área é uma nova máquina híbrida PET / MRI que fornece simultaneamente imagens por ressonância magnética e tomografia por emissão de positrões. A implementação bem sucedida do projeto será assegurada por um intercâmbio coordenado de experiências e conhecimentos adquiridos no domínio da física, tecnologia e engenharia; pelo reforço dos conhecimentos modernos no domínio da optoelectrónica e pela aplicação de abordagens e métodos tecnológicos modernos, bem como pela cooperação internacional de cientistas e engenheiros altamente qualificados de Portugal, República Checa, Turquia, Ucrânia, Azerbaijão e Rússia. Este consórcio irá avaliar tanto questões tecnológicas (por exemplo, desenvolvimento e produção de detectores altamente sensíveis) como fundamentais (mecanismos de amplificação interna de sinais fotográficos ultra-fracos). Os participantes no projeto têm muitos anos de experiência no desenvolvimento de dispositivos ópticos semicondutores e na investigação de métodos de deteção. A execução bem sucedida deste projeto conduzirá ao desenvolvimento científico de detectores de alta sensibilidade de uma nova geração e, consequentemente, à criação de dispositivos de deteção avançados. O objetivo do projeto é desenvolver um protótipo altamente sensível de um módulo detetor para uma nova geração de scanners PET-MRI. No âmbito deste projeto, a colaboração realizará componentes de investigação e tecnológicas através de viagens de negócios polivalentes.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-SE-2021 Aqua-Synapse 101086453
Coordenador: Svitlana Lyubchyk, Sergiy Lyubchyk Data de início/fim: 01 de janeiro de 2023 - 30 de dezembro de 2026
A ideia central deste projeto é estabelecer a base mecanicista dos efeitos positivos para a saúde da água empobrecida em deutério e determinar quais os regimes mais eficazes. Foi demonstrado que o conteúdo isotópico da água potável afeta a patogénese dos cancros, melhora a resposta ao stress e reduz a suscetibilidade a muitas doenças, mas ainda não está claro como são mediados os efeitos biológicos positivos da redução de isótopos pesados na água potável. Concentrações elevadas de deutério induzem disfunção mitocondrial e concentrações muito elevadas podem induzir a morte celular, mas a administração de deutério a 91 ppm tem efeitos antidepressivos comparáveis aos do citalopram num modelo de depressão em ratos. A utilização de água com deutério parece representar uma intervenção segura, com poucos ou nenhuns efeitos secundários registados, mas ainda não é claro a que concentrações se manifestam os efeitos metabólicos e comportamentais positivos. Atualmente, na Europa, as empresas vendem DDW em diferentes concentrações ao público, no meio de uma pletora de alegações de saúde que, na sua maioria, carecem de qualquer base científica sólida ou de dados de segurança. Utilizaremos técnicas de imagiologia de ponta para medir os fluxos metabólicos regionais no corpo de animais em indivíduos saudáveis ao longo da vida e naqueles sujeitos a stress após a administração de DDW em diferentes concentrações e durante diferentes períodos. Além disso, examinamos a forma como a depleção de deutério afeta os comportamentos dos neurónios in vitro e a nível eletrofisiológico e em termos do seu metabolismo. O projeto é possível graças à reunião de um consórcio de químicos, biólogos celulares, farmacologistas, especialistas em imagiologia, psiquiatras e produtores de DDW para "necessidades medicinais" em pacotes de trabalho totalmente translacionais para descobrir, de forma empírica, como a manipulação de vias metabólicas com DDW pode ser utilizada em benefício da saúde humana.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-SE-2021 EWALD 101086250
Observação da Terra para o alerta precoce da degradação dos solos na fronteira europeia. Coordenador: Svitlana Lyubchyk Data de início/fim: 1 de dezembro de 2022 - 30 de novembro de 2026
A degradação dos solos (LD - Land degradation) é o maior desafio ambiental do mundo, afetando o ambiente, a agricultura e o bem-estar humano. Intensificada pelas catástrofes naturais e pela desertificação, a LD pode apresentar riscos potenciais e tensões socioeconómicas na fronteira da União Europeia (UE). O projeto tem como objetivo desenvolver uma estrutura inovadora para fornecer um Sistema de Alerta Precoce (EWS) e respostas ao LD que ameaça a UE, a partir da sua fronteira externa, utilizando dados de Observação da Terra (EO) multi-fonte e multi-escala. O consórcio é composto pela Universidade Lusófona, PT, que irá trabalhar com a gestão de big data, computação inteligente e análise de risco, - Centro de Deteção Remota de Superfícies Terrestres da Universidade de Bona, GE, trazendo a sua experiência de investigação de longo prazo sobre o LD, - Centro Científico de Investigação Aeroespacial da Terra, UA, apoiando com conhecimentos aprofundados sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias avançadas baseadas em EO, - SME ECOMM, UA, implementando as soluções geo-informacionais emergentes, - a Universidade de Zilina, SL, trabalhando no sistema de simulação multi-estado para a avaliação de risco de DL e computação avançada em nuvem, - a Universidade de Marraquexe, MARROCOS, com experiência de longo prazo na avaliação de DL interior e desertificação usando os dados EO, - A Resource Engineering Company (RESING) implementando o Protótipo EWS desenvolvido, fornecendo os dados necessários e apoio logístico. O Protótipo EWS será entregue à UE e testado em condições complementares na Ucrânia, que enfrenta riscos de impacto antropogénico, e em Marrocos, onde os riscos de desertificação se estão a intensificar. A experiência inter-setorial específica da região e os destacamentos de transferência de competências assegurarão a auto-sustentabilidade e a evolução futura do sistema fornecido e do Consórcio. A divulgação da abordagem aos consumidores agrícolas apoiará o desenvolvimento de fatores ambientais e socioeconómicos, chegará à sociedade rural remota e reforçará a cooperação com e dentro da UE.

Project: 101046307 — CATCHER — HORIZON-EIC-2021-PATHFINDEROPEN-01
Criação de uma tecnologia inovadora de conversão de energia renovável "humidade em eletricidade" para um desafio energético sustentável. Coordenadores: Svitlana Lyubchyk, Andriy Lyubchyk Data de início/fim: 01 de abril de 2022 - 30 de março de 2026
O projeto CATCHER visa o desenvolvimento de tecnologia inovadora para explorar a humidade atmosférica para conversão direta em eletricidade, obtendo assim uma nova fonte sustentável de energia renovável e contribuindo para a implementação das prioridades específicas para reforçar a liderança da UE em matéria de energias renováveis. A realização bem sucedida do projeto é assegurada pela implementação da partilha de conhecimentos em ciência dos materiais, física, nanoelectrónica, química verde, nanoengenharia, sustentabilidade e marketing de investigação através da colaboração internacional e intersetorial de investigadores e empresas altamente qualificados de Portugal, Bélgica, Áustria, Espanha e Ucrânia. Até à data, desenvolvemos a base teórica para o mecanismo de conversão de "humidade em eletricidade", entregámos a prova do conceito e elaborámos o protótipo do conversor de primeira geração - conversor avançado de "humidade em eletricidade" no âmbito do projeto H2020-MSCA-RISE-2015 HUNTER 2016-2019; atestado e patenteado [PCT/UA2019/000147] em 2020. O projeto visa o avanço, a otimização e a escalabilidade de uma tecnologia previamente desenvolvida que converte a humidade atmosférica em corrente eléctrica [valor atual de 3,6 mW/g ou 1,82 mW/cm2], com uma densidade de potência de saída esperada de ~36 mW/g ou [15 - 20 mW/cm2], que estará pronta para ser ampliada, podendo assim ser preparada para uma maior integração com o sistema elétrico existente na UE para utilização geral de energia. Espera-se que a solução proposta contribua para a implementação das prioridades específicas para reforçar a liderança da UE no domínio das energias renováveis estabelecidas na Comunicação "Acelerar a inovação no domínio das energias limpas". Partilhando a cultura da investigação e da inovação, o projeto CATCHER permitirá aplicar os recentes avanços da ciência e da engenharia nanotecnológicas para dar resposta à DIRECTIVA (UE) 2018/2001 relativa à promoção da utilização de energia proveniente de fontes renováveis, ao Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas (Plano SET) e à estratégia "Repensar 2050" da UE.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-RISE-2020 PhytoAPP 101007642
Inibidores de fitomateriais solúveis em água para a prevenção das doenças de Alzheimer e Parkinson. Coordenador: Sergiy Lyubchyk Data de início/fim: 01 março, 2021- 30 outubro, 2025
No âmbito do projeto PhytoAPP, espera-se criar novas redes de cooperação internacional, intersetorial e reforçar as já existentes, sob a forma de atividades conjuntas de investigação e inovação entre os parceiros do projeto com aptidões multidisciplinares e competências complementares em nanomateriais, física, engenharia, química verde, bioquímica e ciências médicas. Reforçará significativamente a interação entre os setores académico e não académico nos países MS/AC Portugal, Países Baixos, Dinamarca, Reino Unido, Ucrânia e países terceiros República da Bielorrússia, Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão no domínio da aplicação inovadora de fitoprodutos para a saúde e o bem-estar. Os principais objetivos do projeto PhytoAPP são a conceção, o desenvolvimento e o fornecimento de inibidores fitoquímicos inovadores solúveis em água para a prevenção das doenças de Alzheimer e Parkinson. Para atingir este objetivo, o projeto PhytoAPP irá explorar as soluções nanotecnológicas inovadoras para ultrapassar a limitação dos fitoquímicos devido à sua baixa solubilidade em água, através da síntese de fitocomplexos verdes solúveis em água, através da cooperação entre investigadores e PMEs parceiras da UE e dos países parceiros. Por outro lado, as partes envolvidas estão ansiosas por promover a inovação neste domínio, em conformidade com as disposições do Tratado que institui a Comunidade Económica Europeia, que visam reforçar a base científica e tecnológica da indústria comunitária e incentivá-la a "tornar-se mais competitiva a nível internacional".

Projeto FOODSENSE – LISBOA-01-0247-FEDER-039989
Desenvolvimento de um sistema integrado numa linha de enchimento para a deteção de contaminantes em produtos alimentares.
O principal objetivo do projeto FoodSense é desenvolver, construir, testar e validar uma linha de enchimento inovadora para a indústria alimentar, particularmente para ser aplicada no processo de produção de maionese e gelados, que permita uma deteção rápida e em linha de diferentes microrganismos. Esta é uma iniciativa de I&D em co-promoção que é liderada pela AFINOMAQ, que utilizará a tecnologia a desenvolver, em colaboração com as empresas FS - Functional Steel e WSBP Electronics, e com duas entidades científicas e tecnológicas nacionais - o INESC-MN e o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. O projeto FoodSense visa o desenvolvimento de uma solução que permitirá monitorizar e controlar, em tempo quase real, os parâmetros microbiológicos do produto no reator de uma linha de enchimento, onde são misturados os ingredientes do produto final, e posteriormente nas restantes etapas da linha de enchimento. A solução é composta por 4 componentes que constituirão o protótipo industrial denominado sistema FoodSense: 1) dispositivo com biossensor para análise de parâmetros microbiológicos, constituído por um módulo microfluídico para preparação de amostras e módulos dinâmicos e/ou estáticos para deteção microbiológica; 2) um tanque reator, onde os produtos alimentares permanecem antes de seguirem para a 3) enchedora automática de 4 estações; e uma 4) Interface FoodSense, composta por um sistema de gestão e uma interface intuitiva para o utilizador, que incluirá um sistema de alerta para amostras não conformes. O projeto FoodSense terá um impacto significativo na indústria alimentar, nomeadamente no que diz respeito à monitorização e controlo da qualidade e segurança alimentar, à rapidez na tomada de decisões e redução dos tempos de paragem das linhas de produção, e aos sistemas de gestão de segurança alimentar HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) implementados pelas empresas. Este sistema constituirá uma mais-valia competitiva com ganhos económicos, ambientais e sociais para as empresas que o venham a adotar. A empresa AFINOMAQ terá também uma vantagem competitiva, uma vez que ao colocar este sistema inovador no mercado, permitirá diferenciar-se da concorrência, disponibilizando uma nova solução para actuais e novos clientes em mercados geográficos como a Alemanha, Espanha, França e EUA.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: H2020-MSCA-RISE-2019 SSHARE 871284
Coordenador: Andriy Lyubchyk Data de início/fim: 01 de novembro de 2019 - 30 de outubro de 2023
No contexto do aumento dos preços da energia, da independência energética e do impacto das alterações climáticas, os edifícios são os principais consumidores de energia. Este facto sublinha a importância dos edifícios de energia zero, que produzem tanta energia como a que consomem ao longo de um ano. O projeto SSHARE, financiado pela UE, tem como objetivo desenvolver sistemas inovadores para edifícios que visam a energia zero, contribuindo significativamente para a tecnologia e a criatividade europeias. A envolvente é uma combinação de duas tecnologias que arrefecem ou aquecem o edifício, consoante a época do ano, utilizando apenas a humidade atmosférica como fonte de energia térmica e eléctrica. O objetivo do projeto SSHARE é o desenvolvimento de painéis auto-suficientes inovadores para os edifícios, a fim de responder às necessidades dos edifícios de energia zero líquida. A solução proposta é uma combinação de duas tecnologias inovadoras HUNTER-Conversor de Humidade para Eletricidade totalmente integrado no Painel Radiante Avançado para Edifícios que controla a temperatura imitando a transpiração ou o suor dos seres vivos, a fim de arrefecer ou aquecer o ambiente no interior ou no exterior, utilizando apenas a humidade atmosférica como fonte de energia térmica e eléctrica para alimentar este painel.

Projeto M-SMART
O Professor José Oliveira Santos participa no projeto como promotor e Diretor Técnico da empresa líder, The Power of Touch Tecnnologies (ZFM), Lda.
O Projeto M-SMART - Desenvolvimento de tecnologia biométrica multifuncional para suporte a aplicações multi-sectoriais transversais à sociedade madeirense no Madeira Living Labis é apoiado pelo programa PROCIENCIA2020 integrado no Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira. O promotor e líder do projeto é a empresa PoTT - The Power of Touch Technologies (ZFM), que reúne 3 das maiores empresas de tecnologias de informação do arquipélago da Madeira. Os outros participantes são a UMA - Universidade da Madeira e a Tactilis, que fornece a tecnologia para pagamentos com cartão do tipo BsoC - Biometric System on Card. Consiste num projeto de I&D em Tecnologia de Segurança Biométrica no Living Lab da Madeira, no qual o PoTT, a Tactilis, com sede em Singapura, e a UMA desenvolvem tecnologia biométrica através da utilização de cartões inteligentes do tipo "BSoC Smart Cards", aplicada à identificação digital e-ID, pagamentos e saúde. Para o efeito, foi assinado um acordo com o Governo Regional para a realização de múltiplos projectos-piloto multissectoriais de demonstração.

Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchange (SE) Call: HORIZON-MSCA-RISE-2015 NANOGUAR2AR 690968
Solução de engenharia inovadora baseada em nanomateriais para garantir a proteção sustentável do ar. Coordenador: Svitlana Lyubchyk Data de início/fim: 01 janeiro, 2016- 30 dezembro, 2019
A ideia geral do projeto é contribuir para a cultura e criatividade europeias através do desenvolvimento da preparação tecnológica de uma solução de engenharia inovadora para a proteção do ar em recintos fechados através da cooperação intersetorial europeia e internacional, da partilha de conhecimentos, do desenvolvimento de competências alargadas e da mobilidade dos investigadores e do pessoal de inovação. No âmbito do NANOGUARD2AR, espera-se criar novas redes de cooperação internacional e intersetorial e reforçar as já existentes, sob a forma de atividades conjuntas de investigação e inovação entre os parceiros do projeto com aptidões multidisciplinares e competências complementares em nanomateriais, física, engenharia civil, engenharia química, química verde, microbiologia, proteção ambiental, controlo da qualidade do ar interior e segurança. Reforçará significativamente a interação entre os sectores académico e não académico nos países MS/AC França, Portugal, Espanha, Ucrânia e país terceiro Bielorrússia no domínio da aplicação inovadora da engenharia de nanomateriais para a proteção ambiental. Os principais objetivos do projeto NANOGUARD2AR são desenvolver e conceber, testar, validar e demonstrar soluções de engenharia inovadoras baseadas em nanomateriais "livres de micróbios" e um sistema reativo [sistema NANOGUARD2AR] para a proteção do ar interior para apoiar o conceito de edifícios verdes. Para atingir este objetivo, o projeto NANOGUARD2AR explorará a utilização de nanomateriais (NMs) como fotossensibilizadores associados a uma tecnologia avançada de cortinas de ar e a materiais compósitos oxidantes interativos e inovadores que operam no escuro, capazes de gerar radicais hidroxilo adsorvidos sem qualquer excitação energética externa. A ênfase das atividades do projeto está na prova do conceito da solução inovadora de engenharia de barreiras de ar reforçada com nanomateriais para uma proteção eficiente e sustentável do ambiente interior contra contaminações microbianas (fungos, propágulos de fungos, bactérias, seus esporos e germinação).

Projeto F4F
O projeto F4F tem como principal objetivo a demonstração de tecnologias inovadoras que permitam aumentar a cadeia de valor da fileira florestal, com particular enfase para a fileira do pinho. São incluídas as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais. As ações de demonstração baseiam-se em projetos piloto e provas de conceito realizadas em contexto real, tendo em atenção as várias realidades do território da região Centro. Para garantir o sucesso das ações, são envolvidos, com uma forte articulação entre si, a totalidade dos agentes económicos com intervenção em cada componente, que globalmente vão desde os produtores florestais aos utilizadores finais.

Transform
-
Os promotores da Agenda TransForm acreditam firmemente que, através da ação cooperativa, o setor florestal português irá responder à procura da sociedade contribuindo para um melhor lugar para viver, melhores produtos da floresta e uma economia próspera. A Agenda TransForm é a iniciativa única nacional de agentes do setor florestal, para induzir a transformação das cadeias de valor através de I&D e inovação, rumo à transição digital, resiliência económica e neutralidade carbónica. Os 59 participantes pertencem a toda a cadeia de valor florestal, produtores florestais, empresas, entidades gestoras do território e centros de conhecimento. As entidades envolvidas preveem investimentos produtivos superiores a 93 milhões de euros e investimentos em I&D e inovação na ordem dos 44 milhões de euros para os principais subsectores florestais em Portugal – pinheiro, eucalipto e sobreiro. A agenda mobiliza recursos públicos e privados para a execução de projetos coletivos, fazendo valer uma indústria sólida e circular. Os impactos também são cruciais a montante e a jusante da cadeia de valor. Os exemplos são tão amplos quanto a gestão florestal e o fornecimento de madeira, operações e logística de florestas mais verdes, reforçando a capacidade das florestas de retenção de carbono e novos mercados para produtos florestais, atendendo à demanda da sociedade por uma economia não fóssil e de baixo carbono. A Agenda poderá fornecer ações complementares às reformas estruturais previstas no Componente 8 do PRR-Florestas, sob responsabilidade principal da Administração Pública. A competitividade será reforçada através de cinco bioprodutos inovadores como resultados dessa agenda: Biofertilizantes, bioquímicos, novos painéis de partículas e materiais de madeira para construção sustentável, ecodesign de móveis. Quatro novos serviços especializados serão prestados por empresas especializadas em TI e em engenharia florestal, com impacto especialmente nos proprietários/gestores florestais, operadores de máquinas e prestadores de serviços florestais, incluindo: (i) gestão sustentável de florestas e resiliência às mudanças climáticas (incluindo biodiversidade e provisão de outros serviços ecossistêmicos); (ii) serviços baseados em dados e suporte à decisão; (iii) 4HUB: polos digitais e de formação para o setor florestal; (iv) design centrado no cliente de moldes alternativos de plástico para embalagens ecológicas. Melhorias nos aspectos ambientais e de eficiência de custos dos principais processos industriais e logísticos serão alcançadas através da incorporação de práticas de economia circular e digitalização. A longo prazo prevê-se uma poupança de custos até 25 milhões de euros para 2027 e uma redução das emissões de GEE até 174.344 toneladas de CO2. Novos processos produtivos irão reforçar as cadeias de valor não madeireiras portuguesas.
Projetos Anteriores
Patentes
-
Method for processing rice waste into biofertilizers
-
Method for producing cellulose from rice strawr
-
Método para a determinação da atividade emulsificante de compostos surfactantes/emulsificantes
-
Development of a bench-scale continuous biodesulfurization system prototype
-
Development of a novel bench-scale photobioreactor for continuous cultivation of microalgae